O fio do chuveiro aquece porque a corrente elétrica que passa por ele, é maior do que a capacidade de condução de corrente deste, isto é, a corrente é maior do que ele suporta.
Os fios e cabos em função da sua bitola (espessura) possuem diversas capacidades de condução de corrente. Quanto maior a bitola (espessura), maior a capacidade de condução, (ver tabela abaixo). A capacidade de condução do cabo tem que ser sempre maior que a corrente que passa por ele.
Por outro lado os aparelhos elétricos possuem potência elétrica e esta determina a corrente que passará pelos fios e cabos. Esta relação é expressa pela equação abaixo:
P= VxI Onde P= Potência; V= voltagem e I= corrente.
Por isso dependendo da potência do aparelho, há necessidade de ser instalado com cabos de bitola diferente, veja os exemplos:
O micro- ondas de 1800W instalado em 127V consumirá uma corrente de 14,2 A. Neste caso é necessário um cabo de 2,5 mm,² pois este possui capacidade de condução de corrente de 21A.
Torneira elétrica de 4800w instalada em 220V consumirá uma corrente de 21,8A. Neste caso é necessário um cabo de 4 mm², pois este possui capacidade de condução de corrente de 28A.
Chuveiro elétrico de 6800W instalado em 220V, consumirá uma corrente de 30,9A. Neste caso é necessário um cabo de 6 mm², pois este possui capacidade de condução de corrente de 36A.
Ao contrário do que se imagina, cabos de maior bitola não aumentam o consumo de energia, na verdade diminuem, pois não há perdas de energia na forma de calor.
O aquecimento dos cabos além de aumentar o consumo de energia, também provocam outros efeitos indesejáveis como: redução da vida útil do aparelho, dos disjuntores, dos conectores e dos próprios cabos.
Precisa de eletricista? ligue para mim: (11) 95870-1088
Postar um comentário