Chuveiro: Representa aprox. 26% do consumo - evite banhos demorados, sempre que possível selecione as temperaturas mais baixas. Duchas eletrônicas são mais econômicas, quando comparadas a duchas convencionais de mesma potência, porque possuem vários níveis de potência que você pode ajustar a que for mais confortável. Adquira chuveiros com potências mais baixas. A potência mais baixa encontrada nas lojas é de 5.500 W.
Geladeira: Representa aprox. 22% do consumo - Coloque a geladeira em locais ventilados, com boa distância da parede, forno ou outros eletrodomésticos que geram calor. Não forre as prateleiras internas, evite o abre e fecha constante e não coloque alimentos quentes. Verifique a vedação das portas, o "suor" na parte de fora da geladeira indica vedações desgastadas. Nunca use a parte de trás para secar roupas, tênis e etc. No inverno regule o termostato para temperaturas não muito frias.
Iluminação: Representa aprox. 19% do consumo - Utilize lâmpadas com potência de acordo com o tamanho e finalidade do ambiente. Aproveite ao máximo a iluminação natural. Ao sair do ambiente apague as luzes e quando possível utilize sensores de presença e de luz que só acendem ao anoitecer. Substitua lâmpadas incandescentes ou fluorescentes convencionais por LED.
Aparelhos de ar condicionado: Representa aprox. 11% do consumo. Dimensione o aparelho de acordo com o tamanho do ambiente. Mantenha portas e janelas fechadas. Limpe os filtros periodicamente. Quando disponível utilize o timer do aparelho. Ajuste o termostato para evitar o excesso de frio.
Fuga de corrente: É o consumo de energia mesmo com os aparelhos desligados.
Outras dicas: Não deixe fios desencapados ou mal emendados. Utilize cabos de acordo com a potência dos aparelhos, principalmente chuveiros, aquecedores e torneiras elétricas. Ao se ausentar por longos períodos esvazie a geladeira e desligue a chave geral. Ao adquirir aparelhos novos, de preferência aos que possuem o selo Procel.
Como reduzir o consumo de energia ?
Nunca foi tão necessário economizar energia, primeiramente para preservar os reservatórios de água e também devido aos elevados preços cobrados por ela. Descrevo abaixo dicas que vão ajudar você a economizar energia.
Postar um comentário