As concessionárias de energia consideram aceitável uma queda de até 5%. Há duas situações onde ocorre a queda de tensão:
Ao percorrer grandes distâncias como em linhas de transmissão de energia, pois o próprio cabo que a transmite possui resistência elétrica e esta faz a tensão se reduzir gradativamente. Neste caso nós não sentimos os efeitos pois nos pontos de distribuição existem transformadores que corrigem esta queda.
Nos circuitos residenciais, comerciais e industriais pode ocorrer a queda de tensão quando estão instalados num mesmo circuito uma carga maior que a capacidade deste, isto é, a soma das potências dos aparelhos é maior que a capacidade do cabo que os alimenta.
A ocorrência mais comum é quando ligamos o chuveiro, micro-ondas ou ferro de passar e a luz pisca, isso ocorre porque o circuito está mal dimensionado, provavelmente o aparelho está ligado no circuito da iluminação.
De acordo com NBR 5410 o circuito da iluminação deve ser totalmente independente dos outros circuitos. Num circuito corretamente dimensionado podemos ligar todos os aparelhos ao mesmo tempo e não causar a queda d
Postar um comentário